Inseminação Artificial

Muita gente pergunta os motivos de fazer inseminação artificial em cães, se um dos maiores problemas atualmente é justamente a quantidade de animais que nascem e não encontram um lar.

A resposta é simples. Assim como nos seres humanos, a inseminação artificial não é feita indiscriminadamente. É um método indicado em casos de dificuldades na monta natural ou para criadores de cães, que buscam o aprimoramento genético da raça e que desejam aproveitar o melhor momento de fertilidade das cadelas para aumentar as chances de uma ninhada.

Raças braquicefálicas como as de Bulldog Francês e Inglês, American Bully ou Pug não são indicadas para monta natural pois o formato de seu focinho dificulta a respiração. Em casos de esforço extremo, eles podem até morrer.

Mesmo em outras raças, há casos em que macho e fêmea não são compatíveis anatomicamente ou apresentam distúrbios comportamentais. Eles podem ainda estar distantes geograficamente um do outro.

A inseminação artificial existe justamente para atender esses casos.

Por ser um método simples, seguro e com uma garantia de prenhez de cerca de 90%, é também utilizado para Pets, pois muitas pessoas desejam filhotes de seu bichinho de estimação.

Portanto, a inseminação artificial somente é feita com responsabilidade, com a certeza de que no fim, os filhotes terão uma vida saudável num lar com muito amor.

Seja qual for a raça, há muitas vantagens na utilização da inseminação artificial.

O procedimento evita o desgaste do macho e o estresse causado pela monta natural, eliminando possíveis acidentes.

Permite uma maior precisão do momento ideal para fecundação, o aumento da taxa de fertilidade e melhor previsão da data do parto.

Também contribui para a preservação da saúde dos animais, pois eles não entram em contato direto um com o outro.

Portanto, por ser um método controlado, a inseminação artificial é muito mais eficaz do que a monta natural.

É um método simples e indolor, mas que exige algumas etapas específicas.

Primeiro, é preciso ter um macho e uma fêmea da mesma raça. No caso de possuir somente um dos parceiros, é necessário encontrar alguém que possua o cão do sexo oposto e que queira realizar o acasalamento. Os donos precisam entrar em acordo para decidir como será feita a partilha dos filhotes, principalmente no caso do nascimento de apenas um.

O dono da fêmea precisa estar atento aos sinais de que a cadela está começando a entrar no cio. O mais visível é o aumento da vulva. Secreção sanguinolenta e mudanças de comportamento podem ocorrer, mas nem sempre são perceptíveis.

Na maioria dos casos, o acompanhamento da fêmea é feito a partir do sétimo dia do início do cio. É realizado um exame para identificar o estágio do ciclo em que ela se encontra.

Se o momento for ideal, o sêmen do macho é coletado e analisado quanto a sua qualidade. Ele é então introduzido no canal vaginal da fêmea através de uma pipeta própria para cadelas.

Todo este procedimento é feito quantas vezes forem necessárias, podendo ser repetido em média de 3 a 4 vezes, sempre alternando os dias. O que determina o número de repetições é o ciclo estral da cadela.

É preciso ressaltar que todo o material utilizado é estéril e descartável.

Vale lembrar que durante o período de inseminação, os parceiros devem ficar isolados um do outro, pois se houver desgaste desnecessário, todo o processo pode ser prejudicado.

Se macho e fêmea estiverem em condições ideais, a chance de prenhez é de cerca de 90%.

Mas há casos em que esse número pode ser reduzido.

Por exemplo, o sêmen do macho pode ser de baixa qualidade. Outra causa comum para que as chances diminuam são alterações não visíveis nos órgãos reprodutivos da fêmea.

Por isso, é muito importante sempre consultar um veterinário para avaliar a saúde dos cães.

Cada caso é analisado individualmente e todas as informações são repassadas de forma transparente, com os possíveis tratamentos a serem feitos.

Fazer uma Inseminação Artificial em cães não custa tanto quanto as pessoas imaginam.

Primeiramente porque todo o processo está incluso no pacote. Com um preço único, esse pacote inclui a consulta com avaliação da fêmea (citologia vaginal), do macho (coleta do sêmen e análise espermática) e a inseminação, tantas vezes quantas forem necessárias.

O único exame que não está incluído é a dosagem de progesterona, pois como é feito em laboratório terceirizado, tem um custo a parte. Este exame é opcional, mas é essencial para se determinar com precisão o momento da ovulação da fêmea.

Por fim, é preciso levar em conta toda a estrutura que o Centro de Reprodução Canina ReproPET oferece. Não somente suas instalações, que muitas vezes superam centros e consultórios de medicina humana, mas também sua equipe de profissionais, que possuem mais de 10 anos de experiência na área, são mestres e doutores em reprodução animal formados pela Universidade de São Paulo e atendem seus clientes com paciência e transparência. Além, é claro, do imenso amor e carinho que dedicam aos cães.

Entre em contato conosco e comprove.

Espermograma

É um exame que avalia a qualidade do sêmen do macho. Ele inclui a coleta e análise quanto a volume, coloração, aspecto, PH, motilidade, vigor, concentração, morfologia e integridade da membrana plasmática e acrossomal. Realizado previamente à inseminação artificial, refrigeração e criopreservação do sêmen, pode ser também realizado como um exame de rotina para avaliar a eficiência reprodutiva ou infertilidade.

Num macho saudável, o exame de avaliação espermática pode ser feito a partir de um ano de idade.

Para um resultado mais preciso, o macho precisa ficar sem atividade sexual por pelo menos cinco dias.

Recomenda-se também não alimentá-lo antes do exame.

Avaliação do Ciclo Estral

Existem duas técnicas para se avaliar o ciclo estral da cadela.

A citologia vaginal é o método mais simples e imediato, pois através da análise das células coletadas, pode-se determinar em qual fase do ciclo a fêmea se encontra.

Já a dosagem de progesterona, que é feita através de um exame de sangue, é o exame que irá dizer quando a cadela está ovulando, garantindo com precisão os melhores dias para realizar o acasalamento ou quantas Inseminações Artificiais serão necessárias.

Quando há dúvidas em que fase do cio uma cadela se encontra, a avaliação pode ser feita a qualquer momento.

Para quem deseja realizar Inseminação Artificial, o acompanhamento da fêmea deve ser feito a partir do sétimo dia do início do cio.

Normalmente, uma cadela entra no cio a cada seis meses. Mas por diversos fatores, esse período pode variar de cinco meses a até um ano.

Por isso, é sempre bom estar atento aos sinais que a fêmea apresenta. O mais visível é o aumento da vulva. Mas ela também pode apresentar secreção sanguinolenta e mudanças de comportamento.

Porém, em alguns casos, ela pode sofrer o que se chama de "cio seco", que é quando ela não produz a secreção, mesmo estando no cio.

Essa é uma das perguntas mais frequentes.

E isso é um grande MITO. Na verdade não é possível determinar precisamente quando a fêmea está ovulando apenas com esse tipo de observação. Na maioria das vezes, ela continua sangrando mesmo após a ovulação.

Para saber qual o momento ideal é imprescindível fazer os exames de citologia e progesterona.

Refrigeração de sêmen

Todo criador deseja filhotes lindos e saudáveis. Por isso, eles estão sempre em busca dos melhores reprodutores para alcançar o aprimoramento genético da raça. Como muitas vezes esses animais têm origem em outras cidades ou estados, o transporte, a disponibilidade de tempo e os altos custos para se realizar o acasalamento tornam todo o processo muito complexo, sem mencionar o grande estresse a que os cães são submetidos.

A refrigeração de sêmen funciona justamente para evitar todos esses problemas.

O sêmen do macho é coletado, analisado e diluído num composto específico, que garante sua viabilidade por até 4 dias. É então armazenado numa caixa térmica que o mantém refrigerado para que possa ser enviado por via aérea ou terrestre até o seu destino.

Antes do envio do sêmen, é necessário que a cadela faça o acompanhamento do ciclo estral por um médico veterinário através da dosagem de progesterona, afim de se determinar o momento exato da ovulação e a data correta para o envio.

Ao receber o kit com o sêmen refrigerado, o veterinário segue um protocolo determinado para restaurar sua viabilidade e realiza a inseminação da mesma forma que faria com sêmen fresco.

Por se tratar de um método seguro, quando realizado de acordo com os protocolos indicados, a inseminação com sêmen refrigerado tem praticamente as mesmas chances do que a feita com sêmen fresco.

Criopreservação de sêmen

A criopreservação ou congelamento é o procedimento pelo qual é possível manter o sêmen canino em temperaturas baixíssimas (-196ºC) com seu metabolismo suspenso para que possa ser utilizado em futuras inseminações.

Nos cães, a qualidade reprodutiva do macho começa a diminuir a partir dos sete anos de idade devido a alterações de próstata. Por isso, donos de grandes reprodutores geralmente utilizam os serviços de criopreservação de sêmen para garantir que o material genético de seu animal fique disponível por muitos anos. Dessa forma, mesmo que algum problema aconteça com o macho, sua linhagem estará assegurada.

O congelamento de sêmen também pode ser utilizado por pessoas que irão castrar seus cães, mas desejam manter o material genético preservado.

Primeiramente, faz-se um espermograma completo para determinar a qualidade do sêmen, pois existe um padrão mínimo exigido para que possa ser congelado.

O macho deve fazer sorologia para comprovar que não possui Brucelose, Herpesvírus e Leptospirose. Também precisa fazer exame de DNA para comprovar a procedência de futuras ninhadas. O resultado da sorologia demora em média uma semana, enquanto que o exame de DNA leva cerca de um mês para ficar pronto.

Caso todos os requisitos sejam cumpridos, é feita uma nova coleta e análise do sêmen.

O material é então diluído em um composto próprio para criopreservação e passa por um complexo processo de congelamento, quando finalmente é acondicionado no botijão de nitrogênio.

O sêmen pode permanecer indefinidamente nesse estado, até que seu dono decida utilizá-lo numa inseminação.

Por se tratar de um processo que altera as propriedades físicas do material genético, mesmo utilizando-se as melhores técnicas de preservação, a qualidade do sêmen quando descongelado diminui em cerca de 50%.

Por isso, a inseminação com sêmen congelado precisa ser intrauterina, realizada de maneira cirúrgica ou endoscópica.

Assim, em condições ideais, garante-se que sua eficácia chegue próxima de 60%.

Banco de Sêmen

O Banco de Sêmen é o local onde o material genético dos machos são armazenados. É um botijão específico preenchido com nitrogênio líquido que mantém a temperatura fixa em -196 graus Celsius. Dessa forma, os espematozoides continuam vivos mas com o metabolismo suspenso, podendo permanecer nesse estado por muitos anos.

Nosso banco não é voltado para comercialização de amostras, apenas para a preservação. É um serviço cuja manutenção requer o pagamento de uma taxa anual.

Acompanhamento Gestacional

O acompanhamento clínico das gestantes é de fundamental importância para o bom desenvolvimento e bem-estar da mãe e dos fetos. Com a monitorização da gestação, é possível detectar eventuais problemas obstétricos, assim como orientar os tutores com relação ao manejo ideal da fêmea e o planejamento do parto.

São realizados exames pré-natais, como avaliação sanguínea, urinária, ultrassonografia fetal e balanceamento energético, proteico e eletrolítico da dieta materna, em avaliações periódicas.

A fêmea é acompanhada ao longo de toda a gestação, com consultas obstétricas e disponibilidade constante da equipe para monitorá-la.

Cesariana

O parto cirúrgico é um procedimento cada vez mais procurado por donos de fêmeas gestantes por se tratar de um método mais controlado. Além do tempo reduzido, ele evita grande parte dos riscos que a mãe e os fetos podem encontrar durante o trabalho de parto.

Nossa equipe conta com cirurgiãs especialistas em gestantes e anestesistas capacitadas, que fornecem o protocolo anestésico mais seguro.

Todo esse cuidado contribui para a melhor condição clínica dos filhotes logo após o nascimento.

Parto Natural

O nascimento dos filhotes é um dos momentos mais alegres que um dono de cão pode viver, mas também pode ser um dos mais estressantes.

Isso porque é um processo que pode durar muitas horas, além das eventuais complicações que fêmea e fetos podem enfrentar.

Por isso, é essencial que haja um acompanhamento da cadela gestante desde a entrada em trabalho de parto até o nascimento do último filhote. Partos não acompanhados por um médico veterinário especialista apresentam risco significativamente maior de morte dos recém-nascidos e intercorrências maternas.

Temos uma equipe especializada e dedicada que monitora todo esse processo e ajuda a trazer os filhotes com muito mais segurança.

Maternidade

As primeiras horas de vida dos filhotes são as mais delicadas e decisivas. Assim, os cuidados imediatos com os neonatos, como estimulação à respiração, cuidados com o cordão umbilical, manutenção da temperatura e administração do colostro (rico em anticorpos) são essenciais para garantir as melhores condições de saúde da prole.

Nosso serviço de maternidade, pioneiro no Brasil, oferece cuidados intensivos para mãe e filhotes por pelo menos 24 horas após o parto. Eles permanecem em ambiente controlado e são monitorados por uma equipe de veterinários especialistas em neonatologia e obstetrícia.

A cada hora são executados exames clínicos, pesagem, avaliação da hidratação e dos reflexos de vitalidade para detectar com antecedência qualquer alteração. Dessa forma, é possível instituir prontamente o tratamento adequado para otimizar as chances de sucesso.

Somos ainda a única maternidade que possui equipamentos de ressuscitação neonatal, usados quando o filhote não respira ao nascer. Isso pode fazer a diferença no caso de complicações durante o parto.

Neonatologia e Pediatria

Assim como os humanos, os cães também precisam de acompanhamento pós-parto para garantir o desenvolvimento ideal da ninhada e a boa recuperação da mãe.

Oferecemos o serviço de avaliação materna durante o período de lactação, com especial atenção à produção láctea da fêmea e ao surgimento de eventuais problemas, como inflamações e infecções das mamas.

Nossa equipe de pediatras também acompanha o desenvolvimento dos filhotes, oferecendo vacinação, vermifugação e orientações gerais quanto ao desenvolvimento sensorial, educação e socialização da prole.

UTI Neonatal

Estudos comprovam que índices de mortalidade neonatal em cães são 10 vezes maiores em relação ao ser humano e que 50% dos óbitos de filhotes acontece nas primeiras 48 horas de vida. Desta forma, é imprescindível que um filhote debilitado seja acompanhado por um médico veterinário neonatologista em ambiente controlado e com toda a estrutura necessária para maximizar sua sobrevivência.

Nossa UTI neonatal é equipada com incubadora de temperatura e umidade controladas, equipamento de ressuscitação e ventilação mecânica, equipamento para avaliação da glicemia e do lactato sanguíneo, medicações e instrumental para suplementação láctea quando necessário.

Hospedagem

Dependendo da fase do ciclo estal da cadela, a Inseminação Artificial pode ser repetida de 3 a 4 vezes em dias alternados. Por isso, clientes de locais ou cidades distantes podem contar com o serviço de hospedagem em nosso canil durante a realização dos procedimentos.

Os cães têm monitoramento 24 horas por uma equipe de veterinários e contam com baias individuais e higiênicas, ar condicionado e um solário para poderem se movimentar.

A hospedagem é exclusivamente para cães que estão passando pelos procedimentos ligados à reprodução.

Teste de Paternidade

Quando uma fêmea acasala acidentalmente com dois ou mais machos, é difícil identificar a origem sanguínea dos filhotes. Somente através de um teste de DNA que é possível determinar com precisão a sua linhagem.